A Periodontologia é a área da Medicina Dentária responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas com os tecidos de suporte do dente: osso, ligamento periodontal e gengiva.
A saúde periodontal é um alicerce fundamental para a durabilidade de todas as peças dentárias.
A doença periodontal resulta, regra geral, da acumulação de bactérias nos tecidos da cavidade oral e pode ser dividida em gengivite, periodontite e periodontite avançada, de acordo com a fase da doença.
Esta doença afeta cerca de 50% da população Mundial e é uma das principais causas da perda de dentes em adultos. O sinal que mais precocemente alerta para a possível existência da doença periodontal, e que deve motivar uma avaliação pelo seu Médico Dentista, é o sangramento gengival espontâneo ou aquando da escovagem.
Alguns sinais e sintomas de doença periodontal:
-
Sangramento gengival
-
Gengiva vermelha escura ou inchada
-
Aumento da sensibilidade dentária
-
Retração gengival
-
Mau hálito
O tratamento das doenças periodontais consegue manter a progressão da doença, no entanto não consegue, na maioria dos casos, tratar no sentido de repor os tecidos perdidos. Desta forma, torna-se imperativo um diagnóstico precoce que só o seu Médico Dentista poderá fazer corretamente.
Nos casos de recessão gengival avançada, o tratamento poderá passar por uma cirurgia plástica periodontal que permite recuperar a harmonia gengival e o equilíbrio estético do sorriso.
Dado o caráter pouco reversível desta patologia, a prevenção assume um papel central nas doenças periodontais, pelo que se recomenda a escovagem dos dentes, pelo menos 2 vezes por dia, com uma escova suave ou média, a utilização de fio dentário e escovilhão e a realização de profilaxias dentárias periódicas no seu Médico Dentista.
PERGUNTAS FREQUENTES
A Gengivite é considerada o estado inicial da doença Periodontal, consistindo numa inflamação nas gengivas que neste momento ainda poderá ser reversível. Desta forma, aconselhamos visitar o seu Médico Dentista e entender os seus sintomas de forma a não desenvolver outra doença paradontal mais destrutiva.
A Periodontite (ou doença Periodontal) é a evolução da Gengivite, sendo muito mais grave. Esta doença surge devido a uma infeção dos tecidos de suporte das peças dentárias (gengiva, osso e ligamentos). Caso já esteja nesta fase da doença, fique a saber que a mesma poderá ser irreversível e levar à perda permanente dos dentes.
Atualmente, existe uma grande parte da população que possui este tipo de doenças. Desta forma, é de elevada relevância perceber o que diferem cada uma. Assim sendo, a Gengivite é a inflamação/infeção das gengivas, sendo que a Periodontite é uma evolução da Gengivite que leva à perda de osso e gengiva.
Tal como o nome refere, a Peri-Implantite é como a doença Periodontal nos implantes dentários. Apesar desta doença ser ligeiramente diferente da Periodontite, poderá afetar diretamente a gengiva e o osso de suporte dos implantes, pondo em causa a sobrevivência dos mesmos e diminuindo a taxa de sucesso deste tipo de reabilitação.
A Gengivite surge pela acumulação de placa bacteriana na região da aderência da gengiva ao dente. Quando não há controlo da placa bacteriana através de um processo rigoroso de higiene a mesma evolui para a Gengivite (doença das gengivas) que numa fase avançada pode levar à destruição das estruturas de suporte do dente (gengiva, osso e ligamentos) podendo levar à mobilidade e perda das peças dentárias.
Através de uma correta higiene oral, poderá minimizar o risco de gengivite. Porém, e caso já possua Gengivite deverá recorrer ao seu médico dentista de forma a tentar agir rapidamente de forma a não evoluir para a Periodontite.