Também designadas lentes de contacto dentárias, as facetas são finas capas de cerâmica (dissilicato de lítio), com espessura inferior a 1mm, colocadas na superfície dos dentes, com o objetivo de melhorar e corrigir pequenas imperfeições na forma, cor, volume, tamanho e posição dos dentes.
Apesar de finas e delicadas, as facetas dentárias apresentam elevada resistência e durabilidade, permitindo devolver a função, harmonia e a estética do seu sorriso.
São várias as situações em que o uso de facetas poderá estar recomendado, entre elas:
- Desgaste dentário (Abrasão Traumática)
- Dentes “tortos”, desalinhados ou partidos
- Espaço entre os dentes
- Dentes de diferentes tamanhos
- Dentes descolorados ou escurecidos
No entanto, em todos os casos é necessária uma avaliação criteriosa pelo Médico Dentista, de forma a averiguar qual o tratamento mais adequado no seu caso.
Muitos dos nossos pacientes optam por colocar facetas após o tratamento ortodôntico, uma vez que pretendem uma mudança total do seu sorriso.
A colocação de facetas é uma solução minimamente invasiva, uma vez que o desgaste dentário, quando necessário, é mínimo, poupando sempre a superfície do dente.
“Porque tratamos pessoas com diferentes expectativas e necessidades, criamos sorrisos ajustados às características individuais de quem nos procura, de uma forma harmoniosa e natural.”
ETAPAS DO TRATAMENTO
1º – CONSULTA DE AVALIAÇÃO
É nesta fase que o Médico Dentista avalia criteriosamente o caso e, em conjunto com o paciente, optam pela melhor solução terapêutica, tendo sempre em consideração as necessidades e expectativas deste. É ainda realizada uma documentação fotográfica do caso e moldes de diagnóstico que posteriormente serão enviados para o laboratório interno, de forma a realizar o enceramento de diagnóstico para mock-up estético.
2º – CONSULTA DE PREPARAÇÃO DENTÁRIA E COLOCAÇÃO DE PROVISÓRIOS
Inicia-se a consulta realizando a prova de mock-up estético, isto é, o “test drive” do sorriso que irá obter após a preparação dentária para as facetas. Esta preparação poderá exigir um mínimo de desgaste da superfície do dente (entre 0.2 a 0.5mm). Após o desgaste, aplicam-se as facetas provisórias que o paciente irá utilizar até à colocação das definitivas.
3º – CONSULTA DE COLOCAÇÃO DAS FACETAS DEFINITIVAS
Nesta última etapa, as facetas provisórias serão substituídas pelas definitivas em cerâmica.
PERGUNTAS FREQUENTES
Não. As facetas não mudam de cor, sendo o resultado obtido permanente, desde que seja realizada uma correta higiene oral e cumpridas as orientações do seu Médico Dentista.
O termo «mock-up» refere-se a uma simulação feita nos dentes que permite ao paciente pré-visualizar o resultado final do tratamento, sem que nenhum desgaste dentário seja realizado previamente.
A higienização das facetas deve ser semelhante à dos dentes naturais, pelo que se recomenda a escovagem, pelo menos, duas vezes por dia durante dois minutos e a utilização de fio dentário. É ainda fundamental visitar regularmente o seu Médico Dentista e cumprir todas as indicações que este lhe fornecer.
Não. Existem situações em que não é necessário haver desgaste dentário, sendo que, nesses casos, as facetas são colocadas diretamente sobre a superfície do dente. Importante referir que, mesmo nos casos em que é necessário desgastar o dente, o desgaste é mínimo, de forma a poupar a superfície dentária. Cada caso é um caso, só o seu Médico Dentista poderá indicar qual a melhor opção terapêutica para o seu caso.
Não, uma vez que, quando necessário, o desgaste é mínimo, não causando qualquer dano no seu dente.
Não. Podem ser obtidos excelentes resultados utilizando o tratamento com facetas em apenas um número reduzido de dentes, dependerá sempre da complexidade do seu caso, das suas necessidades e expectativas.
Sim. Uma das características das facetas dentárias é a estabilidade de cor, isto é, ao contrário dos dentes naturais e das restaurações, as facetas não alteram a cor ao longo do tempo, pelo que permitem manter um sorriso harmonioso, sem manchas ou pigmentos.
As facetas dentárias são feitas de cerâmica (dissilicato de lítio), tendo uma espessura inferior a 1mm
A principal diferença entre as duas é que as coroas “cobrem” a totalidade do dente enquanto as facetas apenas cobrem a face externa/visível dos dentes.
.