Skip to content Skip to footer
CLÍNICA MÉDICA JARDIM

Coroas Dentárias

As coroas são uma solução terapêutica quando há uma perda significativa da estrutura do dente, espaços entre os dentes (diastemas) e/ou alterações da forma ou cor. Podem ser produzidas em vários materiais, tais como metal (cromo-cobalto), acrílico, zircónio e cerâmica (dissilicato de lítio).

Coroas Dentárias

Quando confecionadas em zircónio e/ou cerâmica, deverão ser consideradas definitivas, pois tratam-se de materiais com elevada resistência e com alto grau de biocompatibilidade, pelo que o risco de reação alérgica é inexistente.

Neste tipo de tratamento, o dente natural é submetido a um ligeiro desgaste em todo o seu perímetro, de forma a que posteriormente seja cimentada a coroa que, para além de plasmar um tratamento duradouro, se reveste de características estéticas que vão ao encontro das expectativas do paciente.

Etapas do tramento

1º – CONSULTA DE AVALIAÇÃO

É nesta fase que a nossa equipa executa o planeamento personalizado de cada caso, tendo sempre em consideração as necessidades e expectativas do paciente. Para tal, são realizadas fotografias intra e extra-orais e exames complementares de diagnóstico como a radiografia dentária, o CBCT (TAC), o scanner intra-oral, entre outros.

2º – CONSULTA DE PREPARAÇÃO DENTÁRIA E COLOCAÇÃO DE COROAS/PONTES PROVISÓRIAS
Nesta etapa é realizado um ligeiro desgaste em todo o perímetro do dente, para posterior «encaixe» das coroas/pontes provisórias que o paciente irá utilizar até à colocação das definitivas. Todo este procedimento é realizado recorrendo a anestesia local.

3º – CONSULTA DE COLOCAÇÃO DE COROAS/PONTES DEFINITIVAS
Após 1 a 2 semanas, as coroas/pontes provisórias serão substituídas pelas definitivas, devolvendo a funcionalidade mastigatória e a estética do sorriso, de uma forma perfeitamente natural.

Perguntas frequentes

As coroas dentárias são peças fixas que têm como principal objetivo corrigir a estética e aumentar a resistência de peças dentárias fragilizadas. Desta forma, são denominadas de prótese fixa uma vez que não podem ser retiradas pelo paciente.

No mercado existem vários tipos de materiais disponíveis para a produção de coroas dentárias, nomeadamente acrílico, metal, cerâmica e zircónica, entre outros.

Sim, dependendo da tipologia de tratamento e do caso específico do paciente. Desta forma, e caso seja possível utilizar os dentes naturais do paciente, as coroas serão aplicadas sobre o dente natural do mesmo após desgaste em todo o seu perímetro. Podem também no caso de ausência de alguns dentes e desde que os restantes dentes presentes em boca (pilares) estejam em bom estado, optar pela colocação de pontes fixas apoiadas em dentes naturais. Porém, e caso o paciente não tenha peças dentárias em boca, poderemos colocar um ou vários implantes e após isso reabilitar com coroas sobre implantes. Desta forma, existem 2 tipologias de reabilitação sendo a sua aplicação distinta e a finalidade comum.

Para fixação (cimentação) das coroas, são utilizados cimentos especiais para utilização neste procedimento de Medicina Dentária.

Sim, este tipo de tratamento também é utilizado na reabilitação sobre implantes.

Efetivamente não, o “pivot” e um implante são coisas distintas, isto é: um “pivot” é um espigão com uma coroa que é cimentado na raiz de um dente natural. Um Implante é uma “raiz artificial” que se fixa no osso do maxilar sobre a qual será colocada uma coroa cimentada ou aparafusada.

MARCAÇÕES

Marque a sua consulta!

    Especialidade

    Clínica

    Clínica